Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NA Primeira Fila

NA Primeira Fila

17
Mai18

COMO CANTAR COM AGUDOS

Na Primeira Fila

 

Você consegue chegar naquelas notas agudas quando você canta?

 

Você tem dificuldades com essas notas agudas?



Não se sinta culpada por isso, porque uma das maiores dificuldade está na emissão dessas notas mais agudas.

 

E você deve estar se perguntando como é que isso acontece?


A resposta é, porque nós temos uma dificuldade natural para emitir essas notas,  essas notas não são usadas corriqueiramente no nosso dia a dia, logo nosso corpo não está habituado com essa frequência, e assim ele sente muita dificuldade em chegar ao ponto em que desejamos.

 

E isso ocorre por que não temos a pressão necessária, isso é, uma força muscular necessária e a técnica necessária para alcançar as notas agudas.

 

Essas notas agudas, precisam de mais pressão, como eu falei, e gastam menos ar.

 

agudos.jpg

 

 

Logo, o primeiro ponto para conseguirmos melhorar o nosso alcance vocal é melhorar a nossa respiração.

 

Você precisa praticar fazendo exercícios vocais para conseguir a aumentar a pressão, principalmente nos exercícios de sopro contínuo e interrompido de coordenação.

 

Se você praticar essas técnicas conseguirá em um curto espaço de tempo, melhorar a respiração e naturalmente você vai conseguir atingir notas mais agudas.

 

Então, veja que por um lado temos a inspiração e por outro lado, a articulação do pescoço, porque quando cantamos as notas agudas precisamos baixar o queixo conforme a nota.

 

notas agudas.jpg

 

 

Por exemplo, se eu baixar mais ou menos o meu queixo, as notas muito agudas vão precisar que eu abaixe muito mais o queixo.

 

E você deve estar se perguntando: por que isso acontece?

 

Eu vou te explicar,  isso ocorre porque quando cantamos notas agudas a laringe sobe, e quando fazemos esse movimento (de levantar a cabeça), vamos tensionar a laringe e quando ela estiver tensa, os agudos não irão sair mesmo, porque a resistência da musculatura perante à passagem do ar é muito maior, quando existe uma tensão.

 

Portanto,  precisamos manter a cabeça bem paradinha, jogando o queixo para baixo e  nunca, nunca mesmo tencionar a cabeça para trás e deixar a garganta completamente relaxada e os ombros relaxados.

 

É fundamental fazer um relaxamento antes de cantar, justamente para evitar essa tensão que prejudica diretamente nos agudos.


Você gostou dessa dica? Comenta abaixo e compartilhe essa experiência de agudos com a gente =)

 

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D